Conheça o Rito de York ou Rito Americano
Sabemos que o Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais praticado no Brasil, nas lojas simbólicas, o que automaticamente direciona a maioria dos irmãos que buscam mais conhecimento, a ingressar nos altos graus do REAA.
Apesar dessa supremacia do REAA, vale a pena buscarmos os ensinamentos do Rito de York ou Rito Americano, que embora minoritário no Brasil, é o rito mais praticado no mundo, e seus graus superiores, repletos de valiosos conhecimentos para os maçons.
O Rito de York é o rito predominante da maçonaria Norte Americana. As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas norte-americanas, trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos (a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, posteriores à união de 1813. O Rito de York é considerado como fundado no ano de 1797, tendo como organizador e fundador principal o Irmão Thomas Smith Webb. Em 14 de setembro deste ano, ele publicou o “Monitor de Webb”, adotado por quase todas as Grandes Lojas Americanas.
O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por “Grande Oriente dos Beneditinos”, com a Loja Vésper, no Rio de Janeiro em 1872. Esta loja abateu colunas em 22 de junho de 1874 e pela sua curtíssima história, por muitos não é considerada a primeira Loja de York e sim a Washington Lodge (1874) também fundada sobre os auspícios da mesma potência maçônica, por imigrantes americanos vindos para o Brasil devido a guerra civil americana.
Conforme o Educational Bureau of the General Grand Chapter, Royal Arch Masons dos Estados Unidos da América, o Rito de York é dividido em 4 partes:
– Os Graus Simbólicos, também chamadas de “Lojas Azuis” (Blue Lodges) que são os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Esses formam a base de ingresso na Maçonaria.
– Os Graus Capitulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco. Os Capítulos conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.
– Os Graus Crípticos. O Conselho Críptico ou Conselho de Mestres Reais e Eleitos, conferem os graus de Mestre Real, Mestre Eleito e Super Excelente Mestre;
– As Ordens de Cavalaria. A Comanderia Templária ou Ordem dos Cavaleiros Templários, conferem Ordens, ao invés dos usuais graus e essas Ordens são: Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo.
Neste momento não vou descrever sobre os graus simbólicos do Rito de York pois a ideia aqui é conhecermos os graus além do simbolismo, aqueles controlados pelo Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.
Fonte: http://www.oprumodehiram.com.br/rito-de-york-ou-americano/